Política Anti-Spam

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A Amplus tem uma política antispam para garantir mais segurança aos nossos clientes, conheça mais:

O que é SPAM?

SPAM é definido como sendo o envio de e-mails não solicitados, como propagandas de lojas, produtos e serviços por exemplo. É muito comum encontrarmos SPAM na nossa caixa de entrada de emails, e ficar sem saber a razão ou como os recebemos.

A inconveniência do SPAM

A Internet atualmente é um ambiente extremamente dinâmico, complexo e cheio de informações. O e-mail é um dos principais meios de comunicação dentro dela.

Entretanto, este meio de comunicação vem sendo cada vez mais degradado pelo elevado número de e-mails de propagandas, golpes, ou qualquer outro tipo de e-mail enviado sem critério ou bom senso, sem que tenham sido solicitados ou autorizados pelos destinatários. Isso é o SPAM. Essa degradação é prejudicial aos usuários, que geram o transtorno e perca de tempo para se organizar e deletar as mensagens indesejadas em sua caixa de entrada, e também para as empresas de internet que sofrem com elevado uso de espaço para armazenamento das mensagens, sobrecarga dos servidores que administram e transmitem os e-mails, sobrecarga das redes de comunicação, etc.

Além disso, cada vez mais os e-mails não solicitados são ignorados pelos destinatários e aumentam o repúdio dos destinatários contra as empresas que os enviam. Assim, até mesmo comercialmente o SPAM está se tornando algo muito negativo.

COMPROMISSO com os clientes da Amplus

A Amplus, em sincronia com as melhores práticas da Internet e dos órgãos reguladores da Internet, e seguindo as solicitações de seus usuários, tem seu compromisso anti-SPAM como prioridade. Esse compromisso é aceito, via contrato, pelos clientes automaticamente no ato da contratação de qualquer serviço de hospedagem prestado pela Amplus.

A política anti-SPAM da Amplus abrange duas partes:

  • Não envio de SPAM a partir da Amplus
  • Bloqueios e proteção contra recebimento de SPAM

Não envio de SPAM

Todos os clientes da Amplus seguem a norma de combate ao SPAM, responsabilizando-se pelo cumprimento da regra de não fazer SPAM em hipótese alguma e sob nenhum pretexto. Caso seja constatado o envio de SPAM por algum cliente, serão seguidas as punições previstas no contrato.

O e-mail para denúncias de SPAM feitos por clientes da Amplus: abuse@amplus.com.br

Envio de newsletter

Você pode enviar e-mails de newsletter (boletins periódicos, promoções, novidades, etc) pela Amplus, desde que atenda as seguintes regras:

  • Não enviar e-mails de propaganda em massa pelo serviço SMTP padrão da Amplus. Envio de e-mails em maior quantidade é permitido somente usando o nosso sistema de newsletter (o serviço de newsletter é contratado separadamente e não está incluso na hospedagem de sites).
  • Não compre listas de e-mails. Isso no mínimo é ilegal, e certamente gerará reclamações de envio de SPAM por seu site. Não acredite se algum vendedor garantir que sua lista de e-mails está pré-aprovada pelos destinatários para receberem mensagens. Isso não é verdade.
  • Se algum visitante de seu site se cadastrar como seu cliente, isso não quer dizer que ele aceitou receber propaganda sua. Ele deve explicitamente pedir para receber seus e-mails de propaganda (opt-in).
  • Não enviar propaganda para os e-mails das pessoas que enviam perguntas ou mensagens de contato para seu site.
  • Somente os e-mails dos internautas que solicitaram a inclusão (opt-in) podem ser usados para enviar newsletter.
  • Toda mensagem de newsletter precisa ter no rodapé instruções para o internauta se excluir da lista de envio (opt-out).
  • Ao seguir as instruções de ser removido da lista de envio (opt-out), o e-mail do internauta deve ser realmente removido da lista e de forma alguma continuar recebendo e-mails de newsletter.

Não existe nenhuma legislação sobre o assunto, portanto não é válido nenhum argumento de que os e-mails enviados não podem ser considerados SPAM devido a algum congresso ou legislação, tanto nacional como estrangeira.

Confirmação ativa de cadastro (opt-in)

A forma ideal de se fazer um cadastro de qualquer tipo para validar o recebimento de e-mails é através de um processo chamado de "Confirmação ativa de cadastro". Ele se baseia em forçar um pedido explícito para um visitante se incluir no seu cadastro e portanto garantir que você tenha o aceite dele em receber comunicações futuras.

Esta técnica é particularmente útil naqueles casos em que você quer construir seu cadastro de e-mails sem correr o risco de ser acusado de SPAMMER por ter aceitado um endereço sem a efetiva autorização do dono do endereço.

Isso ocorre muito quando, por exemplo, existe um campo do tipo "Indique um amigo" em seu site, que faz com que muitos "amigos" sejam indicados sem eles ficarem sabendo, e portanto eles considerarão como SPAM qualquer envio de newsletter que você faça para eles.

Como implementar a confirmação ativa:

Quando algum internauta preencher em seu site o formulário de cadastro para receber seus newsletter, NÃO o insira em seu cadastro ainda.

Envie um e-mail imediatamente ao endereço cadastrado com um texto muito claro e objetivo, SEM PROPAGANDA alguma, apenas com a confirmação que esse endereço de e-mail será adicionado ao banco de dados caso ele confirme clicando no link ou mesmo respondendo o e-mail.

Apenas se você receber tal resposta, insira o endereço de e-mail em seu cadastro.

Guarde o e-mail de confirmação pois será sua única prova do aceite explícito do visitante em receber seus comunicados.

A Amplus oferece o servico de automação do processo de gerenciamento (opt-in, opt-out) e envio de newsletter à parte da hospedagem de sites.

Importante: Este processo não é uma garantia de que seu site não será acusado de SPAM, mas é uma forma de se proteger contra isso.

Bloqueios e proteções contra recebimento de SPAM

Para proteger as caixas de entrada de e-mails de nossos clientes, a Amplus adotou várias medidas de segurança para evitar o recebimento de SPAM.

A Amplus leva muito a sério a qualidade do serviço de e-mail e ter uma caixa de entrada limpa de SPAM é nosso objetivo.

Adotamos os seguintes meios de proteção:

  • Rigidez no cumprimento das normas técnicas de configuração dos servidores;
  • Adoção de listas internacionais padrões de bloqueios contra SPAM;
  • Bloqueio especifico contra SPAMMERS conhecidos;

Conclusão

O e-mail é um meio de propaganda viável desde que seguidas as regras de bom uso. Enviar e-mails em massa sem respeitar os critérios de bom senso está forçando toda a Internet a uma mudança nos regulamentos de uso e aumentando suas restrições e punições contra as empresas que o praticam.

Mais informações: